ESFRIOU POR AI? POSSO CORRER COM MEU CÃO?
Dicas valiosas para você aplicar em seu cão antes do canicross nos dias de frio.
Armando Farias e Joyce Bueno Florêncio
4/10/20252 min ler


Essa pergunta tem sido muito frequente nesse início de inverno e a resposta é sim. Em geral os cães têm a tendência de desempenhar melhor em temperaturas amenas. O que devemos investir é em um bom aquecimento e desaquecimento, não só nosso, mas dos animais também.
O aquecimento antes da corrida visa aumentar a frequência cardíaca, a temperatura corpórea, a circulação sanguínea dos músculos e articulações, além de dar um estimulo neural, melhorando a sensibilidade dos receptores nervosos. Os movimentos complexos serão realizados de forma mais eficaz e correta, minimizando o risco de lesões.
E o desaquecimento trabalha a transição para o repouso, para não terminar a atividade de forma abrupta. Nesse momento trabalhamos a recuperação ativa, reduzindo os níveis de lactato, melhorando o oxigênio circulante, controlando a inflamação, contratura e sobrecargas músculo tendíneas, facilitando a recuperação.
Sugestão de aquecimento específico para o Canicross:
Duração: 10-15 min em dias frios e 5-10 min em dias quentes.
Andar ou trotar 5-10 min em um ritmo leve e confortável, sem o equipamento (arnês) para que ele possa relaxar e fazer as necessidades. No fim dar um tiro mais rápido.
Com auxilio de petisco: Alongamento ativo
Focinho ao lado do quadril 1x para cada lado (flexão lateral da coluna e alongamento torácico)
















Após o treino inicie o desaquecimento, de preferência sem o equipamento, para o cão associar com o fim da atividade. É o momento de reduzir o ritmo. Caminhada leve de 5-10 min. Coloque em prática na rotina do seus treinos e competições!
Dúvidas entre em contato.
Consulta técnica:
M.V Joyce Bueno Florêncio
CRMV-SP 36.111
Focinho pra cima 1x
Girar 2x para cada lado
Focinho no peito 1x (flexão ventral da coluna)
Andar para trás dois metros, 2x
Sentar e levantar 3x
Ficar em pé 3x
Dar a pata 3x cada membro